quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ich bin persönlich sehr zufrieden.

"Não consigo esconder minha felicidade."

Sempre nos ocupamos tanto buscando a felicidade em coisas terceiras, que nos fazemos cegos a tudo que nos rodeia. Passamos anos massivos tateando paredes lodosas em busca de algo que sequer sabemos de que se trata; jogamos a responsabilidade em terceiros, esperando que eles nos proporcionem essa satisfação que tanto buscamos, tirando de nós essa carga e injustamente transferindo-a a estes, que vítimas de nossa gana egoísta sempre acabam descartados como um brinquedo quebrado que não proporciona a alegria esperada. Assim continuamos, dias a fio nos arrastando sobre os destroços dessas expectativas, nunca nos preocupando em poupar o mundo de nossas reclamações amargas sobre essa dádiva que insistimos em ver como um castigo. A grande verdade é que chega um dia em que você se permite levar um tapa; se permite porque a mão sempre esteve estendida, mas cabe a nós deixar com que caiam por terra as armaduras e nos permitirmos sermos tocados por ela, que de modo firme te desperta de uma vida que na verdade nunca passou de um estado de coma.

Finalmente percebi que o que tanto buscava encontrava-se na verdade dentro de mim, e diferente do que sempre pensei não era era nada que se pudesse somar; não havia conteúdo mágico, nem transformador de realidade. O que encontrei era na verdade simples, mas por isso não menos surpreendente. Encontrei afinal duas vendas, que por anos se mantiveram sobre cada um de meus olhos, distorcendo minha visão para tudo que se encontrava ao meu redor. Escondeu meus amigos, e o privilégio que é tê-los, assim como minha família e a dádiva de possuir saúde. Escondeu também a magia dos pequenos atos, agindo como lente de aumento sobre as críticas e tirando de foco os elogios. Me fez dar valor aos que me atearam pedras, e virar as costas aos que me davam flores. Me fez insatisfeita com tudo que sou, sempre almejando o que nunca serei, inconformada com meu próprio reflexo. Mas hoje eu decidi enxergar, e não me permitirei cegar novamente, e aos tolos que tentarem, que lidem com meu eu dormente.

 "Happiness is like a butterfly: the more you chase it, the more it will elude you. But if you turn your attention to other things, it will come and sit softly on your shoulder."
                                                                                                                                    - Thoreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário